Exame fundamental para diagnosticar distúrbios neuromusculares, identificando alterações na condução nervosa e na atividade elétrica dos músculos.
A Eletroneuromiografia (ENMG) é um exame que avalia a condução dos impulsos elétricos nos nervos e a atividade elétrica dos músculos. Ele combina dois testes principais: a eletromiografia (EMG), que mede a resposta muscular, e a neurografia, que avalia a condução nervosa. Esse exame é essencial para diagnosticar doenças neuromusculares e distúrbios do sistema nervoso periférico.
Médico responsável pelo exame
Dr. Ademir Aragão Moura – CRM/PI 4343
O Dr. Ademir Aragão Moura é Neurologista e Neurofisiologista formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com especialização pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui Mestrado pela UFPI em parceria com a Fiocruz, consolidando sua expertise no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.
Com vasta experiência na área, Dr. Ademir se dedica ao atendimento humanizado e à aplicação de técnicas avançadas para oferecer o melhor cuidado aos seus pacientes.
Para garantir a precisão dos resultados, siga estas orientações antes do exame:
O exame pode causar leve desconforto, especialmente durante a inserção das agulhas na eletromiografia, mas é um incômodo passageiro e suportável.
O exame pode revelar lesões nos nervos, doenças musculares, neuropatias e outras disfunções do sistema neuromuscular.
Sim, a maioria dos pacientes pode retornar às atividades diárias logo após a realização do exame.
Não. A ENMG é voltada para distúrbios do sistema nervoso periférico. Para doenças do sistema nervoso central, exames complementares podem ser necessários.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência, aprimorar a navegação, analisar a utilização do site e ajudar em nossas atividades de marketing.